RANGER, L200 E FRONTIER: AS NOVAS PICAPES QUE CHEGAM EM 2016
Ford, Mitsubishi e Nissan se preparam para enfrentar a nova Hilux
A renovada Toyota Hilux acabou de desembarcar no Brasil, e deve se preparar para carregar muito peso em 2016: as novas Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton também vêm aí.
Ford Ranger
Única reestilizada da turma (além da Chevrolet S10, que também muda mas não teve novo visual revelado), a Ranger estreará aqui logo no primeiro trimestre de 2016. Mesmo pequenas, as mudanças deverão ser suficientes para manter a picape entre as três mais vendidas do segmento. A principal novidade está na dianteira, que recebeu traços inspirados no SUV Everest. Os atuais faróis, de aspecto simplório, darão lugar a um novo conjunto, mais afilado e com projetores (provavelmente disponíveis só nas versões mais caras), enquanto a grade adotará o formato hexagonal visto em outros Ford. Atrás, nada muda, enquanto o interior ficará mais moderno e sofisticado. Motores e câmbios deverão permanecer os mesmos, passando por mínimas atualizações. Hoje a Ranger tem opções 2.5 flex de 173 cv, 2.2 a diesel com 150 cavalos e 3.2 a diesel com 200 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automática de seis.
Nissan Frontier
Completamente nova e importada, a Frontier virá ao Brasil com uma grande missão: sair da lanterna do segmento, onde amarga o último lugar com 4 272 unidades vendidas em 2015, contra 25 558 da líder S10. A resposta, porém, será demorada: só no final de 2016. Por fora, ela é a mais conservadora da nova safra, o que não significa ser sem graça. O visual ficou mais parrudo graças ao capô mais alto nas laterais e aos vincos na base das portas. A tampa traseira repete o "U" típico da grade dos Nissan, enquanto os cromados espalhados pela carroceria garantem o ar de sofisticação da Frontier. Seguindo o padrão da marca, o interior terá desenho pouco inspirado, porém com bons materiais no acabamento. O conjunto mecânico do modelo ainda não está confirmado, mas são esperadas novas motorizações 2.8 a diesel (em cinco configurações, indo de 109 a 163 cv) fabricadas no Brasil. A transmissão poderá ser manual de seis marchas ou automática de oito.
Mitsubishi L200 Triton
Sem grandes mudanças ao longo de seus quase dez anos de idade, a L200 Triton chegará renovada (e importada) ao Brasil já no início de 2016. Diferentemente das rivais, ela será posicionada, no começo, como uma versão top da linha L200, convivendo durante um tempo com a atual geração vendida por aqui. Em comparação com as rivais, a nova L200 Triton é a que mais guarda semelhanças estéticas com a anterior (ou atual, no caso do Brasil), como o perfil mais arredondado, a dianteira mais baixa e a divisão mais inclinada entre a caçamba e a cabine. Os faróis espichados e a grade cromada podem causar polêmica, enquanto a traseira se mostra genérica. O motor deverá ser um 2.4 turbodiesel de máximos 184 cv de potência, tendo como alternativa o atual V6 3.5 flex de 205 cv. As transmissões poderão seguir as configurações correntes, sendo uma manual e uma automática, ambas de cinco velocidades. Por ser uma versão topo de linha acima da Savana, espera-se que a tração 4x4 seja de série.